terça-feira, 15 de setembro de 2009

As intenções, as ações e suas consequências...

O tempo, o espaço, as idéias... Todos secundários ao movimento, à ação...
Ficamos tão presos ao estudo de quanto demora para cumprir determinada atividade ou que distância precisamos percorrer para chegarmos a certo destino que muitas vezes esquecemos de estudar a importância, o impacto e as conseqüências das ações para você e todos em volta (há diferença? :P).
Fico feliz em ver que o estudo de matérias como História e Geografia foca cada vez mais nos acontecimentos e suas conseqüências e menos em datas e informações secundárias.
A liberdade é um caminho tortuoso para quem não está preparado para ela. Tortuoso porém necessário para o aprendizado e desenvolvimento.
Se falarmos do momento político do Brasil, temos um bom exemplo. A liberdade, o mais difícil, a dádiva mais aguardada, foi teoricamente conseguida. Na prática, deixamos de ter um determinado grupo com liberdade para abusar do poder e passamos a ter uma grande diversidade de grupos abusando do poder e de forma tão quanto ou ainda mais hipócrita. Espero que passemos em breve para o próximo estágio, da liberdade com responsabilidade. Agir livremente mas com o entendimento das conseqüências das ações. Quando a maioria tiver esta consciência e optar livremente por agir apenas quando o resultado natural das ações for benéfico para o todo (ou pelo menos não prejudicial para o todo)aí teremos atingido este momento.
Entendo que este raciocínio social vale muito para a conduta individual e na verdade deve mesmo começar com cada um de nós.
Eu, com certeza, tenho muito para melhorar neste sentido. E vocês?

Abraços

2 comentários:

Nóia disse...

É a grande questão do ponto de vista que me incomodava: como, por uma imposição física, não podemos voltar nosso olhar para nós mesmos quando fazemos escolhas (não importa sua natureza), não conseguimos refletir sobre nossas ações no momento certo. É esse momento que é delicado: se não apredermos com nossos próprios erros, se não voltarmos com atenção o olhar para as coisas que fizemos e as quais não podemos mudar, não vamos aprender a não cometer os mesmos erros de novo. Não sei se me embolei, mas acho que é isso mesmo que eu queria dizer.

=]

A responsabilidade é individual e comum a todos. Mas nem sempre a gente se lembra disso. O caminho é tentar melhorar, exatamente como você propos.

Rique Meirelles disse...

A melhoria ou a evolução sempre vêm com esforço e luta. Se melhorar fosse algo fácil, o mundo não estaria como está.

=) Mas estamos no caminho certo, eu acho.